top of page
IMG_6550_edited_edited.jpg

RAP.DA

reforma e design de interiores | apartamento pequeno | São Paulo | 2020
Não se deve chamar um apartamento de oitenta metros quadrados de pequeno, porém, quando boa parte da sua área útil está destinada ao terraço as chances dos dormitórios e sala serem menores do que deveriam são grandes. A integração do terraço à sala e desta com a cozinha eram escolhas óbvias assim como demolir o segundo dormitório para ampliar a área social. Com a arquitetura resolvida chegara a hora de tratar do "não óbvio" e de harmonizar as inúmeras referências trazidas pelos clientes. 
 
Além de ser azul (e o tom fora definido pela cor do mdf escolhido) o segundo pedido dos clientes para a cozinha era que a bancada fosse uma peça contínua até a lavanderia. A opção por este tipo de solução dificultou a locação de todos os eletrodomésticos e foi assim que, deslocando a geladeira para o cubo madeirado no centro do apartamento que todos os demais elementos se organizaram de modo bastante natural. Este cubo passou a organizar todos os demais espaços mesmo em um apartamento de ambientes integrados. Ele armazena a geladeira, disfarça a área de serviço de quem esta nas salas e, mimetizado pelos sulcos nos painéis madeirados estão as portas de um depósito de material de limpeza (lado cozinha) e armário (lado sala). Ainda define o local da mesa de jantar e da estrutura pendente (outro desejo dos clientes) que cria uma divisão da sala com cozinha sem prejudicar a integração visual. 
 
Mas não é apenas o cubo madeirado que guarda surpresas: homogeneizado pela cor o mobiliário azul que se vê logo ao entrar no apartamento funciona como chapelaria, bar, cristaleira e armazena a mini adega e geladeira de cervejas. Apesar da escolha da cor azul ser anterior ao início do projeto a decisão de estendê-la para parte do forro (como que transbordando da marcenaria) surgiu posteriormente e com a obra já em curso. E foi justamente este conceito aplicado na área social que definiu os parâmetros para conceituar o banheiros social que também foi motivo de muita divagação.
 
Mais uma vez fica claro como arquitetura não deve nem pode ser pensada apenas na frente de um computador pois as melhores ideias surgem observando o ambiente e sentindo o que ele pode te oferecer. Outro ensinamento: o segredo para se ter muitas coisas num mesmo lugar não é simplesmente diminuindo o tamanho delas mas sim ampliando as funções de um único elemento.  
IMG_6550_edited_edited.jpg
bottom of page