IMG_6550_edited_edited.jpg

ID.RIT

arquitetura | design de interiores | casa | Guararema | 2021

Sem dúvida o projeto mais longo, revisado, complexo e querido, até então. 

Antes dos primeiros trabalhos começarem no terreno, localizado na pequena cidade de Guararema no interior de São Paulo, foram anos revisando projeto e acabamentos até chegar a um produto que não poderia ser mais mexido fosse por se atingir o resultado esperado, fosse pelo cansaço.

 

Alguns dados importantes que nortearam as escolhas refletidas na planta: a casa deveria ser térrea e conter três dormitórios confortáveis. De um lado já se conhecia os vizinhos e do outro (um terreno baldio) não se sabia o que poderia ser construído, portanto, considerando a carta solar e a busca por tranquilidade os dormitórios foram posicionados próximos à construção existente. Os recuos mínimos exigidos somados ao tamanho relativamente pequeno do lote definiram a projeção máxima da casa: um retângulo completamente ocupado pelo programa solicitado. 

Para acomodar todos os ambientes desejados, facilitar o acesso a todos os ambientes, respeitar a privacidade da área íntima e otimizar a utilização da área de lazer a partir da área social chegou-se a conclusão que cozinha, escritório e lavanderia ficariam na parte frontal do terreno e, partindo das laterais em direção a porção posterior do lote estariam salas e dormitórios. Isso deslocou a entrada principal para a lateral da construção e a sala de estar continua em direção a piscina e jardim.

A casa foi pensada para os moradores, portanto, de fora seria o mais discreta possível. A escolha das cores externas se deu conforme a escolha da cor do alumínio da caixilharia para que sumissem no todo. Além do caráter decorativo o porcelanato, utilizado na fachada, intensificaria o alinhamento das aberturas e aprimoraria a proteção das paredes externas. Nas demais partes textura com pintura na cor gelo que manteria a atmosfera clara desejada mas não refletiria tanto a luz solar como a cor branca.

A redução da quantidade de tipos de revestimentos internos foi intencional e o mesmo porcelanato reveste o piso de toda a área social dando lugar a madeira na área intima. Para todos os dormitórios marcenaria, forro, cortinas e pintura branca. Além de contribuir com a claridade dos ambientes destaca as paredes das cabeceiras escolhidas para receber as únicas de cada dormitório.

IMG_6550_edited_edited.jpg